Logosofia

A Logosofia

ATRIBUTOS DA NOVA CIÊNCIA

A Logosofia é sabedoria criadora porque os conhecimentos que dela emanam lhe são consubstanciais em sua totalidade:formam um todo indivisível e imutável. Sustenta seus ensinamentos com o extraordinário vigor de sua força estimulante e afirma cada uma de suas verdades na evidencia mesma de sua realidade incontrovertível.

Seu nome reúne em uma só palavra os vocábulos gregos logos e sofos, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador ou manifestação do saber supremo, e ciência original ou sabedoria, respectivamente, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.

A Logosofia não vai em busca das causas ou princípios, como a filosofia. Percorre em sentido inverso o caminho, constituindo-se ela mesma em fonte de explicação das causas, dos princípios e de toda outra interrogação apresentada à inteligência humana. Parte da própria verdade e vai para o indivíduo, diferindo, assim, das demais ciências, cujos cultores devem partir em sua procura.

A sabedoria que a caracteriza surge espontânea e puríssima da própria Criação. Nela teve origem a idéia mãe que engendrou seus conhecimentos, de transcendência sem par para a vida do homem.

A Logosofia não desconhece o valor que puderam ter ou representar os diferentes sistemas que compõem o acervo filosófico; mas afirma, sim, que nenhum deles constituiu um caminho propriamente dito para o conhecimento de si mesmo e do mundo transcendente. Serviram, mais propriamente, para suster a moral, que de época em época corria o perigo de desabar, sendo cada sistema, sem dúvida, um degrau que se acrescentava para que os homens o pudessem escalar, depositando nele novas esperanças, enquanto experimentavam, até onde era possível, o que havia de certo, de prático e vantajoso na teoria ou no método de mais recente aparição.

Ao trazer à luz os conhecimentos que surgem de sua própria fonte, a Logosofia prescinde de todas as teorias conhecidas, e o faz deliberadamente, por duas razões essenciais:

1) porque assim lhe impõe sua própria originalidade;

2) para evitar a confusão, que perturbaria o livre desenvolvimento do campo mental ao produzir-se a mistura de sementes de distintas origens, pois a que o “celeiro” logosófico possui é especialmente selecionada para que ofereça maior rendimento em menor tempo.

A Logosofia é uma ciência nova e concludente, que revela conhecimentos de natureza transcendental e concede ao espírito humano a prerrogativa, até hoje negada, de reinar na vida do ser que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do universo e de suas leis eternas. Quanto ao estudo discernente dos problemas que expõe e das soluções que oferece, assim como os processos e orientações que prescreve e a realização dos ensinamentos que a fundamentam, deverão cumprir-se à semelhança das outras ciências, no sentido da adaptação ao método e às disciplinas que regem e ordenam toda atividade.
Trecho Extraído do Livro: Logosofia Ciência e Método
Autor: Carlos Bernardo González Pecothe – Raumsol