POR QUE, FREQUENTEMENTE, ALEGAMOS NÃO TER TEMPO? Saiba as causas e como a Logosofia ajuda a ampliar o Tempo

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ENSINAMENTO PRELIMINAR SOBRE APROVEITAMENTO DO TEMPO

Quando se fala a algumas pessoas da singular concepção logosófica, de seu extraordinário método para o conhecimento de si mesmo, das leis universais, de Deus e da Criação, inclusive da necessidade de encarar o processo de evolução consciente, elas declaram, apesar de seu manifesto interesse, que não dispõem de tempo. Além dos que se justificam alegando excesso de trabalho, não faltam aqueles que dão a sensação de se acharem amarrados por toda classe de compromissos. É o drama de muitos que deixaram de pertencer a si mesmos, obrigando-se ao cumprimento forçado de tais compromissos, sejam ou não de seu agrado.Ver-se-á que o ser, por mais elevada que seja sua posição na vida, não pode em tais condições se sentir feliz.

A verdade é que nem sempre o homem se dá conta dessa submissão incondicional da vida à tirania do tempo, que se apodera de sua vontade pelo fato de ele ignorar como usá-lo com ampla e vantajosa margem de rendimento. Um dos ensinamentos de Logosofia mais proveitosos para quem realiza seu cultivo é, precisamente, o que se refere ao tempo, já que por seu intermédio se aprende a administrá-lo com surpreendentes resultados.

Em princípio, a Logosofia só pede, a quem se dedica a seu estudo, o tempo que ele perde durante o dia, isto é, aquele que gasta em vão. Está com isso lhe indicando que jamais vai requerer o que cada um emprega no atendimento a suas tarefas habituais.

A expansão do tempo próprio é um dos tantos benefícios que são obtidos com o aprendizado logosófico. Aquele que, mercê de nossos conhecimentos, se liberta dos ponteiros do relógio e a eles se adianta, torna-se dono do tempo, amplia-o à vontade e experimenta algo assim como se a vida se estendesse de pronto em direção a horizontes mais dilatados. Naturalmente, a dimensão e o valor deste ensinamento são devidamente apreciados ao se compreenderem os alcances e o significado de nossos conhecimentos. A esse respeito, podemos assegurar,por ser algo reiterado na vida de centenas de cultores* da Logosofia, que daquela “hora” – que a princípio se aconselhou fosse dedicada a nossos estudos – só resta uma risonha recordação, pois acontece que, depois de pouco caminhar logosoficamente, esse tempo se vai ampliando por vontade própria para duas, três e até mais horas. Isso prova que tudo se pode quando se quer firmemente,e que se vive mais onde mais agrada viver, principalmente quando se encontra, como em nosso caso,uma felicidade muito difícil de achar e desfrutar em outra parte, porque a própria premência do tempo se encarrega de impedi-lo.

Por sua importância, é preciso saber que o tempo pressiona quando é desaproveitado, e que esse desaproveitamento ocorre quando não se pensa. Conclui-se daí que o aproveitamento do tempo caminha paralelamente à função de pensar. Pensar em quê? Em tudo quanto direta ou indiretamente conspire contra o auspicioso propósito de aperfeiçoamento integral. São, pois, os inconvenientes e problemas cotidianos – tanto os do âmbito familiar como os do trabalho ou da profissão, ou os do próprio mundo interno – os insaciáveis devoradores de tempo. E seguirão sendo tais, enquanto a vida continuar aprisionada nos estreitos limites impostos por eles. Nesse caso, a função de pensar se concretiza na oportunidade de resgatar dali a vida individual, criando soluções capazes de abrir com êxito as portas de sua libertação psíquica.Assim é como o tempo e as energias passam agora para as mãos de seu dono, para o uso que seu bom critério e seus afãs de saber determinem.

Em síntese,o tempo é malgasto e perdido quando não se pensa. É ganho e até recuperado quando se aprende a pensar e se exercita essa função toda vez que a adversidade, seja qual for a feição que ostente,se contraponha ao avanço consciente do ser.

* N.T.: Dado de 1963. Hoje, os estudiosos da Logosofia contam-se aos milhares no mundo.

(CURSO DE INICIAÇÃO LOGOSÓFICA – ENSINAMENTO PRELIMINAR SOBRE O APROVEITAMENTO DO TEMPO)

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